quinta-feira, 7 de outubro de 2010

bolo de danete



olá flores...olha só que delicinha, bolo de danete, tem coisa melhor?

hummmm só em uma semana fiz 3...

e o danete é caseiro mas muito mais gostoso q o comprado...

a receita do bolo usei a da cherry do blog cozinha é poesia
mas só fiz a massa e a calda da cherry,
o recheio eu fiz o danete caseiro q sempre consumimos aqui em casa mesmo, porém só 1/2 receita e com leite a menos pra ter mais consistência;

mas já fiz também com outras massas, inclusive com a de banana caramelada que se encontra mais abaixo aqui no blog,
mas quando faço ela de chocolate eu acrescento mais 1/4 de xícara chá de leite (60 ml) e 1/2 xícara chá de chocolate em pó


minha receita inteira de danete, bem aqui no blog já tem mas vou facilitar colocando d novo tá bem? rsrsr

1 litro de leite
1 lata de leite condensado (moça)
4 colheres de (sopa) de chocolate em pó ( aquele do padre)
2 caixinhas de pudim chocolate (oetker)
1 lata de creme de leite com ou sem soro ( nestlé) ( eu uso 2 caixinhas, é mais consistente)

detalhe : entre parenteses é por que por experiencia própria com essas marcas ficam muiiiiiiiito mais gostoso.


dissolva os pudins num pouco do leite e leve ao fogo com os demais ingredientes,
menos o creme de leite, mexa sem parar até que engrosse retire do fogo e quando estiver quase frio acrescente o creme de leite e misture bem,
depois de frio leve pra gelar e sirva.

massa:

3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 e 1/2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó ( eu uso só o do padre)
2 xícaras (chá) de açúcar
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
calda:

1/2 lata de leite condensado
370 ml de leite
2 colheres (sopa) cheias de chocolate em pó

recheio danete apenas 1/2 receita:

400 ml de leite
1/2 lata de leite condensado ( = a 150 ml no copo medida)
2 colheres de (sopa) de chocolate em pó
1 caixinhas de pudim chocolate
1 caixinha de creme de leite (se tiver soro retire)

pra cobrir:

chantily a gosto eu uso o amélia ou a cobertura desejada

pra decorar:

fica a seu gosto também

Modo de fazer:

massa:

Unte com margarina e enfarinhe uma assadeira redonda média

Peneire todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, chocolate e fermento) num recipiente, misture bem e reserve.
No copo do liquidificador coloque os ingredientes líquidos (ovos, óleo, leite) e bata até misturar bem.
Despeje o conteúdo do liquidificador no recipiente com os ingredientes secos e misture bem (não é preciso bater, somente misturar )
Coloque a massa na forma já untada, leve ao forno preaquecido (180º). mais ou menos por 30 a 40 minutos.
Para saber o ponto da massa insira um palito, se sair seco dê por pronta. Retire do forno e aguarde esfriar completamente.
corte em 3 partes e reserve.

calda:
Leve ao fogo todos os ingredientes. Quando ferver desligue e aguarde esfriar completamente para usar.
eu coloco no congelador em copo de alúminio pra esfriar mais rápido rsrsrs.

divida em 3 partes iguais e reserve.
eu coloco naquelas bisnagas que vende pra colocar catchup pra molhar o bolo, é mais prático e molha por igual e uniforme...

recheio danete pra bolo:

dissolva o pudim num pouco do leite e leve ao fogo com os demais ingredientes, menos o creme de leite,
mexa sem parar até que engrosse retire do fogo e quando estiver quase frio acrescente o creme de leite e misture bem,
depois de frio leve pra gelar . se gelar em utencílio de inóx ou alumínio irá gelar mais rápido.
divida em 2 partes iguais e reserve.
detalhe caso o creme de leite seja pouco consistente,
misture bem e vá colocando aos poucos até obter a consistencia desejada pra recheio,
já cheguei a usar algumas vezes apenas 1/2 caixinha.

montagem:

coloque a primeira parte do bolo sobre o prato a ser servido, ( eu uso um aro pra moldar mas é opcional) , as vezes também monto sem o aro mesmo.
molhe com uma parte da calda,
espalhe uma parte do recheio,
cubra com a segunda parte do bolo, molhe novamente, espalhe o restante do recheio,
coloque a ultima parte do bolo e molhe novamente cubra com papel alumínio com a parte brilhosa em contato com o bolo ( gente o lado opaco não pode ter contato com o alimento)
e leve a geladeira por no mínimo 12 horas, (eu sempre faço de vespera senão todo mundo fica aguado rsrsr)
depois disso retire o papel alumínio e cubra como desejar, eu uso chantily amélia , mas pode ser a gosto e decore como quiser,
deixe mais um tempinho gelando antes de cortar, pois quanto mais gelado tiver mais gostoso fica...
eu faço o meu de vespera, no dia seguinte a tarde termino de decorar e só corto a noite depois do jantar, nossa fica uma delícia,
e no dia seguinte quando já está quase acabando é que o danado está mais gostoso ainda... aff deu fome postar essa receita... kkkkk

essa fotinho abaixo eu usei a mesma receita apenas acrescentei sobre o recheio morangos picados e chocolate garoto blend picadinho...
cobri com chantily batido com chocolate em pó e decorei com morangos e granulado...
o que era bom ficou melhor ainda rsrsrs


essa fotinho abaixo é do níver do wallace q foi em 19/05


no bolo do wallace eu usei jujubas e ficou lindinho q só,
e nas laterais eu usei chocolate biss...
espero que gostem da sugestão...bjs

6 comentários:

Calma que estou com pressa! disse...

ahh- eis a torta com recheio de danete- e deve ficar uma delica mesmo - obrigado pela dica
bjs

florzinha Tá disse...

Gostaria mas se vc mandar pra mim.... assim prontinho. rsrsrrsrs
Menina que loucura em!!
quando vejo essas coisas boas é que sinto muita raiva das minhas gordurinhase e dessa herança genetica que me persegue. kakakakkakak
Brigadu pela receita Mara.. e o DAnete então..
Beijokas...

Beta Tiossi disse...

Oi Cleusinha, vim agradecer sua visita e conhecer seu blog! Que delícia de bolo hein...
Ahh eu amei esse travesseiro de cachorro do post abaixo!

beijos
Beta

flavia disse...

Oi Cleusinha!

Acabo de engordar uns 3 kilos, por culpa do seu Bolinho que à simples vista se vê maravilhoso e o seu sabor creio que garantiu sucesso e elogios. Obrigada meu anjo pela sua visita e venho retribuir-la estive alguns dias ausentes, mas agora voltei. Um bjo grande e desejo-lhe um fim de semana repleto de alegrias. Carinhos!

Adriana disse...

DEUS ME ACUDA....rssssss.
Beijos.

Rose Oliveira disse...

Cleusinha minha querida, seu blog é uma delícia, um pecado da gula, kkkk, a Adri tem toda razão, Deus nos acuda, rss.
Vou levando a receita dessa e de outras delícias!
Vim te convidar para conhecer meu blog novo, o House Craft...bejokas.