segunda-feira, 25 de abril de 2011

colomba de pascoa

oieee...
e aí, como foi a pascoa de vcs?
bom aqui foi mara, apesar de este ano eu não ter feito ovos, aff medei férias...e também falei pra marido comprar caixas de bombons e de bis...rsrsr aff amo bis...como até doer...rsrssr
bem e assim foi, nossa estamos em coma chocolístico, rsrsr
mas também fiz estas colombas pra dar um tempinho no choco né, porém claro, o recheio foi de gotas de chocolate, kkkk pode? sim pode pois aqui não se curte muito essa coisinha de frutas então não quis arriscar...
nossa vcs não imaginam que dilícia isso...eu sempre faço panetones mas nunca tinha feito colombas, adorei..
aproveitei que minha amiga sueli me presenteou no fim do ano com umas formas fofas e fiz minhas colombas...
a receitinha é da palmirinha e a déia lá da comú maquina de pão & cia adaptou pra mfp...então não perdi tempo e fiz, claro que dei meu toque mas ficou igualmente perfeita...rsrsrs
então, faz aí vc e me diga se não é deliciosa?

copo medida de 240 ml
ciclo massa completo

1 copo de leite morno
7 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de manteiga (usei margarina)
2 colheres de sopa de óleo
3 ovos ligeiramente batidos
1 colher (sopa) fermento seco (usei 30 gramas do fresco dissolvido no açúcar)
essência de panetone ( usei 1 colher de chá)
raspas de limão ( não usei)
mais ou menos 500 grs de farinha de trigo (usei 4 copos + 1/3, pois meus ovos eram médios e usei colher bem cheia de margarina)

então coloque 3 copos e meio e acrescente o restante aos poucos até dar o ponto certo
obs não é uma massa firme em, ela fica um pouco grudenta.


Tudo na cuba da maquina adicionando primeiro os liquidos e depois os secos;
retire da cuba, divida ao meio, abrir com a mão mesmo, espalhe o recheio, molde as colombas, coloque nas formas, deixe crescer mas antes que ultrapasse as bordas da forma espalhe a cobertura pois assim não derrama tudo na hora de assar,se precisar deixe crescer + um pouco ,
Asse em forno quente pré-aquecio, a 180 C, mais ou menos 25 a 30 minutos, mas no meu forno levou 40 minutos, (ele já tá cansado rsrs)

Cobertura:

2 claras
200g açúcar de confeiteiro (usei 100g )
100g de castanha de cajú triturada no liquidificador
1 e 1/2 colher de chá de essência de amêndoas

misture tudo e use

recheio:

usei 2/3 do copo de gotas de chocolate pra cada colomba

me rendeu 2 colombas de 900 g cada...

deliciosas...

obs: pode ser feito na mão também, basta colocar os ingredientes numa tigela , misturar e sovar muito bem, deixar descansar uns 30 minutos e prosseguir no modo de fazer da receita acima.

olha só wallace fazendo carinha de gostoso...rsrsrs viu só, ele aprovou...kkkk

bjus e té +

2 comentários:

Cristal disse...

Oi amiga!!! Nem precisa dizer nada, né!!! Tenha uma abençoada semana, bjos...

Unknown disse...

Oi Cleusa!!! Tô aqui com água na boca... que delícia essa colomba!!! mas tô tbm aqui pra retribuir tua visita chamada de cheretisse... então...tbm cheretei seu blog!!! Gostei de tudo por aqui!!! Que Deus siga abençoando todo trabalho de suas mãos!!! Desejo uma semana abençoada e produtiva em nome de Jesus!!!!
Sigo para não perder contato!!!
Quero ver se preparo um PAP da etiqueta... é fácil de fazer!
Beijos
Ligia