Mostrando postagens com marcador CULINÁRIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CULINÁRIA. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de março de 2019

Retornando ao blog

Oiiii gente, nossa quanto tempo em 😊
Resolvi ressuscitar o bloguinho da Fada rsrsrs...

Muitas coisas aconteceram nesses anos fora deste cantinho, posto muito no Facebook e um pouco no Instagram,
Bom, espero aparecer mais vezes por aqui pra gente bater um papo legal 😉

Hoje trago este Bauru maravilhoso, a massa é coringa, vcs podem fazer o que quiser com ela, eu uso a mesma receita para fazer um pão básico para o café, faço também na versão integral, uso metade de farinha branca e metade integral, enfim...
Bjo galerinha 😘





Muito, muuuuito macio e delicioso, receita da coisasdenany no Instagram 😉

Bauru

1 xícara chá de leite morno (ou água)
60 ml de óleo
1 ovo
3 colheres sopa de açúcar
1/2 colher sopa de sal
5g de fermento biológico seco (ou 15g do fresco)
450g à 500g de farinha de trigo

Misturar e sovar muito bem, deixar a massa descansar até dobrar de volume.
Moldar e rechear à seu ggosto (usei presunto e mussarela), pincelar gema e salpicar orégano ou gergelim.

Deixar descansar novamente até dobrar de volume e assar em forno médio 180° por uns 40mts.

domingo, 26 de agosto de 2012

sorvete pudim



 sorvete pudim da marilza..... 

 SORVETE- PUDIM CREMOSO
 Cobertura para a forma: 
 4 colheres de chocolate em pó (Eu usei cacau) 
 9 colheres de água 
 Preparo:
 Levar ao fogo mexendo sempre até dar o ponto sem deixar ferver, retire do fogo despejar na forma e após esfriar colocar no freezer. 

 Enquanto isso voce prepara o creme:
 Creme: 

 1 lata de leite condensado 
2 medidas da lata de leite comum 
3 gemas 
 Preparo: 
 Levar ao fogo, mexendo sempre, até que forme um creme... não deixar ferver retire do fogo deixe esfriar totalmente. (O meu não engrossou então usei 2 colheres sopa de maizena dissolvida em 3 colheres de leite frio pra dar ponto no creme rsrsr) como será consumido rapidamente e não será descongelado sem problemas usar maizena gente mas, lembre se não use se for guardar por muito tempo ou correr o risco de descongelas ok? 
Enquanto esfria, 

bater as 3 claras em neve juntar 
5 colheres de açúcar (Usei 6 mas ficou muito doce) 

bater mais um pouco depois misturar delicadamente para que nao perca o volume a clara em neve com o creme que ja deve estar frio . (a receita não pede mas coloquei 1/2 caixinha de creme de leite na hora de juntar as claras em neve ao creme) 
 Colocar na forma com a cobertura congelada e levar ao freezer até endurecer. (deixei de um dia para o outro) 

 Detalhe: 
 A forma a ser utilizada, deve ser a própria de pudim. (Usei de bolo ingles pois dividi o creme em duas paretes pra fazer duas caldas) 

 PS:Quando for para desenformar passe a forma na agua quente para que a calda fique amolecida (aqueci na chama do fogão mesmo) desenforme num prato e sirva. caso sobrar volte ao freezer para que não derreta ok? 
 aaaaa a calda de morango usei a dica do blog da rosana sperotto 

 calda de morango para o sorvete pudim 
 1 bandejinha de morangos inteiros 
1/2 xícara chá de agua 
1/2 xícara chá de açúcar 
 levar ao fogo por uns 10 minutos retirar por na forma e levar ao freezer para congelar.  
 x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x -x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

obs: a maioria das receitas que vejo e tenho só vai 1 lata de leite, nessa aí vai 2 latas, eu medi na jarra medida levando em conta que a lata de leite condensado mede 300ml então medi 600ml na jarra mas sei não viu, acho que medi errado rsrsrs pois o meu creme não ficou consistente por isso adicionei a maizena ..... bem sei lá, só pode ser isso pois a marilza me garantiu que as 3 gemas são suficiente pra essa medida de liquido oum rsrsr mas mesmo assim ficou super,hiper, mega power delicioso...kkko povo quer bis...kkkkk


quarta-feira, 13 de junho de 2012

rocambole de carne moida

rocambole de carne moida...hummm pensa numa delicia...

Peguei essa receita na comunidade maquina de pão&cia na epoca foi postada pela florzinha sorele, eu faço sempre, mudei pouca coisa da receita mas,...é uma delicinha...


massa:

500g de carne moida
1 ovo
1 colher sopa de trigo
1 cebola media picadinha
nóz moscada ralada a gosto (com moderação)
cheiro verde picado a gosto (só uso salsa desidratada)
sal a gosto (só uso tempero sabor ami sem pimenta)

recheio:
150 g de presunto em fatias (usei apenas 100g)
150 g de mussarela em fatias (usei apenas 100g)
azeitonas picadas (não coloquei)

cobrir:

fatias de bacon pra cobrir a gosto (não coloco)

modo de fazer:

misture os ingredientes do rocambole muito bem.
com uma colher espalhe sobre um plastico ( destes para congelados) formando um retangulo de +ou- 0,35 x 0,25 cm, acomode o recheio deixando as bordas livres e enrole com a ajuda do plastico.

arrume as bordas e a emenda alisando bem pra não abrir e escapar o recheio, se lembrar onde ficou a emenda coloque ela pra baixo na forma.

cubra com as fatias de bacon e coloque em assadeira untada com oleo e cubra com papel aluminio, leve ao forno médio 180 graus pré aquecido e asse por uns 20 a 30 minutos, tire o papel aluminio e deixe dourar por uns 10 a 15 minutinhos, cuidado pra não ressecar...
sirva como desejar, com molho a seu gosto ou um purê ou salada ou somente ele rsrssr...

obs:

a noz moscada é o detalhe desta receita, deixando um aroma e sabor delicioso, fica igual a hamburguer, aliás esse é o segredo da industrias para obter aquele sabor e aroma caracteristico do amburguer portanto quando fizer hamburguer caseiro adicione nóz oscada que vc terá um lanche de profissa rsrrs.

não esqueça, devido ao sal presente nos ingredientes do recheio tome cuidado com o sal na hora de temperar a massa ok?

vc pode rechear a seu gosto também...essa sugestão é a que mais gosto


montagem do rocambole de carne moida...fácil facil...



fiz novamente mas, nesse eu coloquei azeitonas fatiadas no recheio e adicionei 1 sachê de sazon para carnes (vermelho)...hummmm ficou delicinha d +...adoooooro...

terça-feira, 8 de maio de 2012

Bolo Cremoso de Mandioca...Espetacular...




bolo cremoso de mandioca

(receita da jaqueline visnadi)

1 xicara chá de margarina (200g)
2 xícaras chá de acúcar (ela usou 3 e eu também mas achei muito doce)
4 gemas
1 pacote de coco ralado 100g (usei em flocos)
2 colheres sopa de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
3 xícaras chá de mandioca ralada na parte grossa do ralo (pesei deu 470g)
1 vidro de leite de coco 200ml
200 ml de leite
4 claras em neve

na batedeira:
Bater a margarina com o açúcar juntar as gemas e continuar batendo.
juntar os demais ingredientes e misturar bem as claras são por ultimo e misturadas delicadamente.
coloque em forma média untada e enfarinhada e asse em forno médio pré aquecido por 30 minutos, abaixe o fogo e asse até dourar bem , o meu ficou ao todo 1 hora no forno.
retire e deixe esfriar mas como podem ver na foto faltando um pedaço eu e meu marido comemos quente rsrsrs

incrivelmente saboroso, fica parecendo um quindim, tanto na casquinha, na aparencia e o sabor incrivelmente lembra muito, eu chamaria esse bolo de quindim de mandioca rsrsrs

minhas observações:

a principio jurei que o bolo não daria certo, achei masa demais para minha forma, pensei, vai derramar, que nada ele não cresce, ele se mantem e depois baixa um pouco rsrsrs

outra coisa, pensei que não iria assar pois 30 minutos e ele estava já dourando e mole, deu desespero rsrsr mas assou, só tem que dourar bemmmmm pra ficar bom.

não deveria ter usado as 3 xicaras de açúcar, ficou muito doce e olha que amo doce na proxima usarei só 2 mesmo

outra coisa, o leite de coco sobresai muito, na proxima vou substituir por leite comum, não gosto muito do sabor forte de leite de coco, usei um bom mas mesmo assim não sou fã, leite de coco nunca me convenceu em certas receitas rsrsrs

do resto esse é um bolo espetacular....


novas obs:
coisa de louco...fui comer um pedacinho que eu ESCONDI rsrsrs e acredita que o doce ficou mais brando? pois é, o sabor forte do leite de coco sumiu e o doce está bom...coisa mais louca mas isso é culinaria...sabores mudam com temperatura e tempo...então fica a dica, no outro dia o bolo é perfeitinho do jeito original...já não vou mais alterar o açúcar nem tirar o leite de coco...kkkkk

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Macarrão Alho e Óleo


Vida Simples...
Adoro macarrão alho e óleo, tanto quanto adoro com molho rsrsr  esse fiz agora para o jantar...hummm ficou tudo de bom... 

Macarrão Alho e Oleo 


  1. cozinho 250g de espaguete ao dente escorro e passo agua, sim, assim fica mais facil de passar no óleo. 
  2. refogo 1 dente (médio) de alho bemmmmm picadinho (amassado não fica bom) em umas 2 colheres  de oleo abaixo o fogo e coloco umas 3 colheres de agua e tampo a panela rsrsr (espirra oleo em tudo se não tampar)
  3. em seguida junto 1 tablete de calde de carne ou costela 1 pouquinho de sazon massa (laranja) uma colher sopa de salsa desidratada e mexo dissolvendo bem o caldo de carne enquanto isso a agua adicionada vai evaporando e fica só o oleo temperadinho... 
  4. despejo o macarrão e vou misturando delicadamente com um garfo grande pra que pegue tempero em toda a massa... 
  5. se necesario acerto o sal e pronto...kkkkk me acabo... esse ficou diliça, comi com franguinho cozido hummmmmm...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bolo de Maçã Sem Leite e Sem Fermento

essa receita é da luci, do blog luci cardinelii ...delicioso, e olha que não gosto de canela em pó em... comi quentinho com sorvete de flocos, hummm diliçaaaa
eu usei xicaras 240 ml como medida mas a luci me falou que usa copo de requeijão...rsrsr "quase a mesma coisa não" rsrsrs
bem, fiz somente meia receita por isso assei em forma de bolo inglês pequena
outra coisa contei as maçãs foram 3 em meia receitinha eu usei aquelas pequenas . eu não tinha nozes então usei uvas passas e 9 gotinhas de essencia avelã.



 Bolo de Maçãs e Nozes

 Misture numa vasilha:

 1 copo e meio de açúcar,
 2 ovos,
 2 colheres chá de baunilha,
 2 colheres chá de canela em pó,
 2 collheres chá de bicarbonato,
 1 pitada de sal,
 1/2 xícara de óleo,
 2 copos de farinha de trigo

 não se assuste, ficará uma massa grossa mesmo.

 Depois de bem msiturado acrescente

 4 copos de maçã em cubos (com casca)
 e um punhado nozes picadas (usei uvas passas preta e branca)

 Dá uma misturada e deixe quieta pelo menos uns 10 min para que a maçã solte um pouco de água e a massa fique mais leve.
Misture bem.
 Forma untada e farinhada. Forno baixo. ( o meu assou em 35 minutos)

 dica da luci:
 Ao invés de nozes, pode colocar amêndoas, ou os dois!
Também pode colocar um pouco de frutas cristalizadas.
Ótima receita para o café da manhã do Natal!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

bolo de cenoura



essa receitinha é da haruko artes, aqui do flickr...delicioso, eu cobri com a calda da palmirinha...

Bolo de Cenoura

Ingredientes:


3 ovos
2 cenouras grandes cortadas eu (eu pesei deu 400 descascada)
1 xícaras chá de açúcar
1 xícaras chá de óleo
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
2 xícara chá de farinha de trigo
1 xícara chá de maizena
1 pitada de sal

calda:


2 colheres sopa de chocolate em pó
5 colheres sopa de açúcar
2 colheres sopa de margarina
2 colheres sopa de leite

levar tudo ao fogo e ferver por uns 2 ou 3 minutos. (eu fervi 1 e 1/2 minuto no micro ondas)

Modo de fazer:

Bater todos os ingredientes, com exceção da farinha ,maizena e o fermento em pó no liquidificador. Acrescente-os por último e bata na mão.
leve ao forno pré aquecido a 180 graus e asse por uns 30 minutos mais ou menos.
cobri o bolo quente com a calda morna

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

musse de umbú

fiz essa delicinha pro meu moreco, ele ama umbu gente pensa...rsrsr estava de moto e viu um moço passando por ele vendendo, não pensou muito, parou e comproul ogo 3 pacotes......rsrs
ele e minha cunhada amam, isso porque são paulistas viu, pensa se fossem da terra do umbu? vixe santa iriam viver só disso kkkkk

minha obs: detesto umbu/ umbuzada e eu achei uma gostosura...fica um sabor azedinho levemente adocicado rsrsrs dificil explicar né?
já maridão ama umbu, meu deus...



musse de umbu

(estou pasando a receita inteira mas eu fiz só meia receita)

1 lata de leite condensado
1 lata de polpa de umbu (use a lata do leite condensado pra medir)
2 caixinhas de creme de leite
1/2 xícara chá de leite
1 sachê de gelatina sem sabor
5 colheres sopa de água

hidratar a gelatina, dissolver no micro por uns 15 segundos .
bater tudo no liquidificador e leve pra gelar por umas 2 horas...
decore a gosto e sirva, eu usei uva passa ...


x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*

como fazer a polpa:

lave muito bem o umbu e coloque numa panela e cubra com água.
leve ao fogo e após ferver deixe cozinhar por uns 10 minutos.

desligue o fogo e deixe esfriar (eu não aguento, faço morno)
então exprema os caroços (aperte como se fossem jabuticabas)

obs: marido meu gosta com os carocinhos então reservo e depois ponho na umbuzada pra ele rsrs

leve a polpa obtida ao liquidificador e bata rapidamente, peneire se desejar, eu não peneiro.

daí já se obtem a polpa e está pronta pra usar deixe esfriar bem e congele ou faça a umbuzada


x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*

umbuzada:

adiciono a polpa batida:

açúcar a gosto (cerca de 1 xícara para cada 500 ml de polpa)
e 1 litro de leite
misture bem e saboreie...rsrs

porém marido é prá lá de enjoado então adiciono o açúcar e um pouco

de leite, daí ele põe numa tigela, termina de adoçar a gosto e por mais leite

até a consistencia desejada...aff o danado se acaba..eu nem passo perto kkkkkk, hum hum gosto não...

a é, eu tirei a foto faltando uma porção não porque alguem já tinha atacado viu, rsrsrs eu achei que assim ficaria melhor pra visualizar a
consistencia kkkkkkkkk

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

rosca de colher

rosca de colher...

receitinha da dani da comunidade culinaria-receitas do mauro...um espetáculo de receita, amei...fica super hiper fofinho...
postei no meu flickr as fotos do pap que a dani fez...assim facilita mais pra quem tem duvidas...




eu usei ovos grandes (jumbo) e por isso tive de acrescentar + 2 colheres sopa de trigo para chegar no ponto que a dani mostrou nas imagens dela...

a minha cresceu em 1:30 hs, acho que é porque estava calor aqui...

haaaa também não tinha leite de coco então usei leite e acrescentei o coco pra ferver, assim aromatizei meu leite...rsrsr eu tinha só um restinho de coco, acho que 1 colher de sopa mas deu pra fazer tranquilo...



************


receita

Rosca de Colher

1 lata de leite condensado

1 lata de leite

1 lata de água

1 lata de óleo

3 ovos

1 pitada de sal

5 colheres (sopa) de açúcar

30grs de fermento de pão (fresco) ou 1 sachê do seco

1kg de farinha

Bata tudo no liquidificador, menos a farinha. Despeje o líquido em um recipiente grande. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo com uma colher grande até virar uma massa homogênea (fica um pouco mole).

Deixe crescer por 2 horas (a minha cresceu em 1:30hs)

Em uma assadeira untada com margarina e farinha, coloque as colheradas da massa,
uma ao lado da outra. depois de por na forma não precisa deixar crescer novamente...já vai direto para o forno ok!!!

Leve para assar em forno médio por mais ou menos 45 minutos ou até dourar.

Calda:


1/2 copo (americano) de açúcar
1 vidro de leite de coco
Coco ralado

Misture


o açúcar e o leite de coco e leve ao fogo até ferver. Fure a rosca toda
com um garfo e jogue a calda sobre ela, já assada e ainda quente.
Termine colocando o coco ralado.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x




pronto, agora tirei fotinhos de como fica a massa...


sábado, 21 de janeiro de 2012

corujas de polvilho

oieeeeeeee...vamos comer? rsrrss

alguem aí tá servido? aim, isso é uma delicia...eu amei fazer pois é muito facinho...já fiz outras vezes mas levei um baile da massa, e do saco que usei pra moldar rsrs enfim..isso aí é molesa perto de muitos por aí...kkkkkkk

essas corujas de polvilho, é uma receitinha da Valeria G. lá do flickr

pensa numa coisinha gostosa...vixi, tá quase no fim...

amei, a única mudança que fiz na receitinha da valeria foi que usei leite e agua e não acrescentei o gergelin pois eu detestoooo...

aprovadissimo, marido disse q vai comprar mais polvilho pra fazer de monte...

valeriaaa, kkkkk fiz na pressa pois estava fazendo jantinha então as colheradas de massa foi um tanto generosa e ficaram enormes...rsrrs na proxima farei com colheres de sobremesa rsrsrs


coruja de polvilho

2 x chá de polvilho azedo
1 ovo
1 a 2 x chá de água ou leite fervente (usei 1/2 x. de leite frio e 1 x. de agua fervente)
1/2 x chá de de oléo
sal (sugiro 1 e 1/2 colher chá de sal)
gergelim a gosto ( eu não usei, naõ gosto)

modo de fazer:

misture bem o oleo, leite, sal e o ovo.
adicione o polvilho e acrescente por cima a agua fervente pra escaldar
misture bem pra agregar a massa, eu deveria ter posto menos agua portanto, tive de por mais 2 colheres de polvilho.
Faz uma massa durinha, tipo bolinho de chuva só que mais durinho...
moldar com a ajuda de duas colheres e por em forma sem untar
deixe espaço entre ele pois crescem muito, e molde em tamanho pequeno pra ficar mais prático pra comer...

levar ao forno a 200º por 15 min depois abaixe pra 180º e deixe por mais 30 minutos.
retire da assadeira e deixe esfriar em um recipiente baixo e arejado...

bjinhus..e vê se não comam tudo tá? deixa um cadim pra mim, (pra manter o vico) kkkkkkkkkkkk


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

BOLO DE ABACAXI NA FORMA

aff, esse bolo é fenomenal...pensa numa coisa deliciosa...aff, vou fazer de novo e denovo e ........rsrsr
meu moreco q não gosta de bolo com fruta, só mesmo morango, de resto nadinha mesmo...ele amou e comeu de monte rsrsr então imagina como isso é bom? rsrrs

bolo de abacaxi na forma
receita da rose mas peguei na comú doce pecado da paty,

receita:
Untar uma forma média
Corte um abacaxi (grande é melhor )em pedacinhos bem pequenos e espalhe na forma já untada,

por cima do abacaxi polvilhe açúcar (média de 8 a 10 colheres ) reserve

Ingredientes da massa

4 ovos
1 xícara (chá)de açúcar
8 colheres de água
1 xícara (chá) de farinha
1 colher de (sopa) fermento em pó

Modo de fazer
Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas com o açúcar e as 8 colheres de água até dobrar de volume.
Coloque a farinha e o fermento e por ultimo as claras ,jogue esta massa em cima do abacaxi e leve
para assar.

creme

1 lata de leite condensado,
2 latas de leite de vaca, (usei 500ml)
3 gemas passadas na peneira
2 colheres de amido de milho (usei 3)

leve ao fogo ate dar uma engrossada, depois de pronto coloque

1caixinha de creme de leite.
1/2 colher de essencia de baunilha (opcional, acrescentei por que gosto)
misture bem e reserve

merengue

3 claras que sobraram bata com
3 colheres de açúcar
até formar um merengue e reserve.

Montagem do bolo

Depois de assado o bolo e de ter deixado dar uma esfriada
espalhe por cima do bolo o creme (eu furei com uma faca) espalhe por cima do creme o merengue
e por cima do merengue, salpique coco ralado, (eu só usei 2 colheres de sopa)
Pronto o bolo de abacaxi de forma que vc prepara tudo na própria forma, leve à geladeira e sirva
bem geladinho, gente é uma delícia.

Ah! tem que ser uma forma média e alta, porque o bolo é todo preparado na própria forma
(bolo,creme e merengue) fica alto
eu não gosto de merengue, então fiz um marschmallow com as claras que sobraram do creme

2 xicaras chá de açúcar e
1 xicara chá de agua

levar o açúcar e a agua ao fogo até obter uma calde em ponto de fio, e ir despejando devagar
sobre as claras já em neve firme e continuar batendo até esfriar...
AAAA...
só salpiquei 7 colheres sopa de açúcar sobre o abacaxí...
detalhe, eu usei 500ml de leite no creme e usei 3 colheres sopa de maizena pois queria o creme
mais firminho...
e depois de pronto acrescentei 1/2 colher chá de essencia de baunilha...eu adoro..

o proximo farei na forma de aro removivel pois quero desenformar para o niver do meu
filhotinho...rsrsr que vai fazer 15 anos agora em 16/12/2011




quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CHOCOTONES

CHOCOTONES

fiz com a massa da colomba de pascoa que minha amiga déia postou (a receita é da palmirinha)
ficou super macia...de um dia para outro e continua macia...

esperei esfriar muito bem, umas 2 horas e embrulhei em papel filme, agora essa será oficialmente minha receita de panetone



CHOCOTONES

copo medida de 240 ml
ciclo massa completo

1 copo de leite morno
7 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de manteiga (usei margarina)
2 colheres de sopa de óleo
3 ovos ligeiramente batidos
30 gramas do fresco dissolvido no açúcar ou 1 colher (sopa) de fermento seco
1/2 colher (sopa) essência de panetone
500 grs de farinha de trigo mais ou menos (usei 4 copos pois meus ovos eram médios e usei colher bem cheia de margarina)

então coloque 3 copos e meio e acrescente o restante aos poucos até dar o ponto certo

1 e 1/2 xicara de chá de gotas de chocolate para recheio

1 colheres de sobremesa de margarina para cada chocotone (para assar)

Tudo na cuba da maquina adicionando primeiro os liquidos e depois os secos;

obs não é uma massa firme em, ela fica um pouco grudenta.

retire da cuba, divida ao meio, abrir com a mão mesmo, espalhe as gotas, molde os chocotones coloque nas formas,

deixe crescer até dobrar de volume e antes de assar faça um corte por cima em forma de cruz, abra um pouco e coloque sobre essa abertura 1 colher de sobremesa de margarina em cada chocotone (forma de 500g)

obs: caso faça outros tamanhos divida a margarina proporcionalmente...

leve para assar em forno moderado170 graus + ou - ou depende do seu forno, o meu é muito forte então asso a 150 graus.

mantive nessa temperatura até o final e levou 50 minutos no meu forno mas cuidado com o tempo...as vezes em 40 minutos já está assado...quando der 30 minutos vai olhando como a massa está...

deixe esfriar bem e embale.


obs, não corte panetone ou chocotone quente pois tende a embatumar... espere esfriar para corta los ou rasgue com a mão mesmo pois a faca oxida a massa (isso vale pra qualquer massa ok?

aaaaaaa
esses trez pititicos eu fiz pra mostrar pra uma amiga que quer fazer mini e não acha forma

usei essas forminhas de mini bolos...as que eu sempre uso pra fazer muffins e queijadinha, esqueci o numero mas é a maior ...só uma ressalva use 2 forminhas pois pesa enquanto cresce e entorta um pouco...

cada chocotone grande pesou 700g rsrsr de pura gostosura...



cortei pra verem por dentro como fica a textura da massa...hummm diliçaaaaaaa...rsrrs


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

bolo de chocolate


bolo de chocolate...fiz para o dia das crianças...filhotes amaram.

receita:

bolo:

no liquidificador bater muito bem
2 ovos
1e1/2 xicara chá de açúcar
1 xicara chá (menos 1 ou 2 dedos) de oleo
1 xicara chá de leite

depois de bater muito bem junte

2 xicaras chá de trigo
1/2 xicara chá de chocolate em pó
1 colher sopa de fermento
1 colher chá de bicarbonato de sodio (opcional) eu usei

misture todos e despeje no liqui, sem parar de bater, se pesar um pouco use a tcla pulsar.

bater rapidamente e por em forma untada e enfarinhada assar por uns 30 minutos em forno médio pre aquecido
retire do forno espere esfriar, fure bem com uma faca e regue com a caldinha.
logo depois despeje a cobertura e decore a gosto. eu usei bom bom serenata d amor e flocos mil cores da mavalerio

calda:

1 xicara chá de leite frio
1/3 de xicara chá de açúcar
misture bem e use

cobertura:

1/2 lata de leite condensado
1/2 xícara chá de chocolate em pó
1 colher de margarina
1/2 xicara chá de leite

leve tudo ao fogo mexendo sempre até ficar uma calda espessa..uns 5 minutinhos + ou - use frio.

sábado, 1 de outubro de 2011

bala baiana

oláaaaa...hoje vamos de balinhaaa...adorooo
essa bala parece que está extinta não? caramba, já procurei pra comprar e nada...
todos os lugares que vendiam aqui na minha cidade simplismente o povo sumiu...

o jeito foi fazer e...aff....descobri que é mais facil que eu pensava...
agora sempre tem balinha baiana, ou de coco, ou de ovo...ou como quiser chamar ...aqui...rsrsrs

essa receita é da culinarista vanda barreto e eu peguei num video do youtube ela usa coco fresco...
as medidas entre [ ] são minhas modificações que depois da primeira achei q precisava adaptar rsrs


450 g de açúcar (deu 2 e 1/2 x. chá ) [ use só 2 x. chá ]
1/2 xicara chá de agua
1/2 xicara chá de leite
300g de coco ralado seco em flocos sem açucar [ use só 200g]
9 colheres sopa de agua para hidratar o coco ralado
1 colher sopa de margarina
4 colheres sopa de leite condensado
5 gemas
1/2 colher chá de essencia de coco (opcional) eu que acrescentei

modo de fazer:

hidrate o coco misturando bem para absorver toda a agua e reserve por 30 minutos
em uma panela grossa leve ao fogo o açúcar, agua e o leite e ferva formando uma calda, uns 5 minutos.
retire do fogo junte os demais ingredientes e misture bem, volte ao fogo sempre mexendo até desgrudar do fundo da panela, tipo um beijinho retire do junte a essencia de coco assim q tirar do fogo e misturei bem...

coloque num prato e deixe esfriar ou morno já serve...(eu queimei a mão nessa parte, não esperei esfriar tudo... rsrr)

faça bolinhas do tamanho q desejar, espete um palito e passe sobre a calda e deixe secando sobre uma assadeira, depois de fria embrulhe em celofane...

caramelo:
2 xicaras chá de açúcar
6 colheres sopa de agua
6 colheres sopa de vinagre branco

modo de fazer:

misture bem, leve ao fogo sem mexer e deixe formar um caramelo levemente dourado...

obs:
não incline muito o palito pra não escorrer calda no dedo...eu fiz isso e fiquei com a ponta do dedo indicador em brasa aqui...nuss doeu paaaaaaccaaaaasssss...

rendeu 41 balinhas...

acima, elas prontinhas para serem banhadas no caramelo...

aqui, secando o caramelo...

prontinho..estão servidos?
aaaa detalhe, eu não consegui achar papel celofane no dia em que fiz, e como já era fim de tarde não deu pra ir no centrinho da cidade comprar...

então fiz e guardei na geladeira, em um tapouer sem sobrepor elas e duram 1 semana sem melar..
o vinagre que vai no caramelo serve pra isso, pra q não melem e não endureça a ponto de não se conseguir morder...rsrsr


essas eu fiz essa semana...hummmm diliçaaa...rsrsrs

dica: guardo na geladeira mas...não gostamos de comer ela gelada não,
então tiro um pouco antes e esperamos ficar ambiente de novo e aí sim...haaaaa devoramos rsrsrs

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

bolo de laranja

olá flores... esse bolo eu fiz a alguns dias, mas tinha que vir aqui mostrar...bem na verdade estou tentando a tempos postar no blog mas sei lá o que deu nisso...não carrega as fotos de jeito maneira..affff...
mas hoje depois de um temmmmmmpão carregando foi..
tenho umas artes pra postar também mas isso é pra outro dia e com o dobro de paciencia de hoje, kkkk...

olha esse bolinho é tudo de bom..tudo mesmo pois o sabor dele é maravilhoso...o melhor que comi até hoje..(de laranja claro) rsrsr
comentei com as amigas que só não gostei da calda, achei muito forte e não foi só eu, aqui em casa ninguem gostou...
porém disse q farei varias vezes mas sem a caldinha e também farei com aquele glacê nevado...humm amo..

bem esa receitinha é do blog da tricia ...coisa mais gostosa aquele blog viu...bju tri..rsrs

1 laranja inteira com casca (sem sementes) (eu usei 2)
4 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
.
Calda - opcional (eu fiz só meia receita)
.
1 xícara de açúcar
1 xícara de suco de laranja coado
2 colheres de margarina
.
Bata os ovos com a laranja no liquidificador, até desfazer a laranja toda. Acrescente os demais ingredientes. Leve para assar em forno médio, forma untada e enfarinhada.
.
Para a calda ferva os ingredientes por 5 minutos e despeje no bolo quente.



domingo, 17 de julho de 2011

bolo de cenoura da minha amiga elaine a nê

olá flores..fiz esse bolinho para o fim de tarde desse domingão...
ficou delicioso, bem a nê usa gotas de chocolate na massa mas eu não tinha então mesclei a massa com um pouquinho de chocolate em pó..
ficou delicioso e já tá no finzinho...rsrsr aff o povov aqui gosta de um bolinho viu...principalmente wallace...
rsrsr esse é o único bolo de cenoura descente que consigo fazer...essa receitinha é 1000
eu comprei umas cenouras pequenas portanto usei 4 nessa receita...

aaa e fiz também umas batatinhas q eu adoro...é cozida & frita...amo isso...



· 4 ovos
· 2 cenouras médias picadas
· 2 xícaras (chá) de açúcar
· 1 xícara (chá) de óleo
· 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
· 1 colher (sopa) de fermento em pó
· 1 colher (sopa) de chocolate em pó (opcional)

calda:

1 colher sopa de margarina
6 colheres sopa de leite
2 colheres sopa de açúcar
2 colher sopa de chocolate em pó
leve ao fogo até ferver e cubra o bolo ainda quente com a calda também quente

Modo de preparo

No liquidificador bata os ovos, a cenoura, o açúcar e o óleo até obter creme homogêneo.
Passe para um recipiente e acrescente aos poucos a farinha e o fermento e misture bem.
coloque sobre forma untada e enfarinhada mas deixe um pouquinho na tigela (cerca de 1/2 xícara de chá)

Junte o chocolatee em pó  e misture bem e despeje por cima da massa.
Leve para assar por uns 40 minutos + ou - retire do forno e cubra com a calda 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

bolo danete com suflair chantily e morangos


2 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícaras (chá) de leite
1 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de achocolate
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

misture bem o trigo o fermento e o achocolatado e reserve
bata bem os 4 primeiros ingredientes depois acrescente a mistura reservada aos poucos
coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e asse em forno medio por uns 30 minutos, retire do forno, deixe esfriar. cortei em tiras e reservei.

calda

1/2 lata de leite condensado
370 ml de leite
2 colheres (sopa) cheias de chocolate em pó

ferver os ingredientes e deixe gelar bem

recheio danete

400 ml de leite
1/2 lata de leite condensado ( = a 150 ml no copo medida)
2 colheres de (sopa) de chocolate em pó
1 caixinha de pudim chocolate
1/2 caixinha de creme de leite bem misturadinho (se tiver soro retire)

reserve o creme de leite
leve os demais ingredientes ao fogo até que engrosse, retire do fogo e aguarde ficar morno, já quase frio, então junte o creme de leite (aos poucos para dar o ponto pra recheio) pode ser q não vá tudo.
deixe gelar bem

demais recheios

chantily a gosto ( eu uso o chantimix amélia 1 caixinha)

um talhete grande de suflair picado
uma caixinha de morangos picados grosseiramente (reserve alguns para decorar)

Modo de fazer

1- forre o fundo de uma tigela ou o que desejar com uma camada de bolo, ajeitando bem as tiras de bolo, molhe com a calda ( eu uso aquela bisnaga de
catchup para molhar facilita bem)
espalhe metade do danete
coloque metade do chocolate

2- cubra com mais bolo e molhe com a calda
coloque metade do chantily
espalhe o morango

3- cubra com bolo e molhe com a calda
espalhe o restante do danete
e o restante do chocolate

4- cubra com bolo e molhe com a calda
cubra com o restante do chantily e decore a gosto
eu usei granulado e morangos...

cubra com papel aluminio e leve pra gelar até o dia seguinte pois assim ficara bem geladinho e bem úmido


quarta-feira, 29 de junho de 2011

fazendo macarrão em casa...

olá flores...
olha que delicinha de massa...aff ainda mais assim, feito em casa...nusss isso ficou uma delicinha...filhotes adoram, pena q maridinho não curte massa...tadinho...
mas eu e as crias nos acabamos de comer...kkkk muito, mas muito mesmo,
esse talharim eu fiz na minha maquininha de massas que meu moreco me deu de presente de aniverssario em 31/05/2011...
já fiz outras massinhas nele, (fiz pene) depois eu mostro...
o molho é aquele basicão a bolonhesa, o que adicionei a mais foi requeijão cremoso e creme de leite no final do preparo...nuss ficou mara...
maridinho não poderia ter me dado presente mais gostoso né? rsrsrs sabe, adoro essas maquininhas q facilitam a vida...confesso, sou escrava delas kkkkkk...bjinhos amores e volto logo logo...xau
esse molho ficou super super cremoso...

receita do molho

refogue em azeite alho, cebola e pimentão picadinhos

300 gr de carne moida

depois de bem refogadinho juntar

1 lata de molho de tomate (eu só uso arisco)

1 lata de água fervente

1 caldo de costela

acerte o sal só no final

1 pitadinha de açúcar (pra tirar a acidez)

deixe cozinhar em fogo baixo até q fique bem cremoso

tire do fogo e junte

1/2 caixinha de creme de leite ( misture bem o creme de leite antes de usar)

1 copo de requeijão cremoso ( usei só metade, rsrsr comi metade antes rsrs)

agora sim acerte o sal se precisar,

e use na sua massa preferida


essa parte é d +, é uma delicinha ver a massinha saindo pronta...
olha, a maquina é tinhosa mas com jeitinho se pega o jeito da coisa, sabe aquela coisa de seguir rigorosamente o manual e não arriscar nenhuma besteira?
então é bem por aí, e também já temos uma comunidade no orkut só pra essa gracinha, então fica facim facim né? kkkk...aí sim é correr pro abraço...
comprei no compra facil... mais precisamente no oferta x.

domingo, 29 de maio de 2011

QUINDIM, PUDIM E QUEIJADINHA

oi amigos..
nossa meu sabado foi bem açúcarado, rsrsr pensa numa pessoa queestava louca pra comer doces, sim sim então fui pra cozinha neste sabado e me acabei, rsrsr
fora que tava um friozinho delicioso e minha casa ficou quentinha e perfumada...
espero que não sofram muito com as delicias ok? kkkk


4 ovos
4 gemas
2 colheres sopa de margarina
2 xícaras chá de açúcar
1 pitada de sal
100 g de coco seco em flocos

coloque o coco numa tigela e reserve.
bata rapidamente os ingredientes no liquidificador e coloque sobre o coco e misture bem, deixe hidratando por 5 minutinhos.
enquanto isso, arrume as forminhas:

unte bem (uso o dedo mesmo) rsrs as forminhas com margarina e passe açúcar nelas, arrume em uma assadeira e reserve.
depois da mistura hidratada coloque nas forminhas e deixe descansando por 15 minutinhos coloque água fervente na assadeira e leve para assar em forno médio até que esteja douradinho. (o meu levou 1 hora) mas eu estava fazendo janta então meu forno estava lento.

depois de assado retire do forno e deixe amornar,
passe uma faca em volta dos quindins q dê uma girada com os dedos, com a ajuda da faquinha retire o ar de um lado e desenforme.

obs: caso deixar esfriar na hora de desenformar, coloque um pouquinho de agua fervendo na assadeira q eles tornam a aquecer e soltam da forminha.

x*x*x*x*x*x*x*x*x*x

calda:

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de água fervente


derreter o açúcar e quando estiver levemente dourado coloque a água, abaixe o fogo e não mexa mais até que tome consistencia de caramelo.

despeje sobre a assadeira de pudim e reserve


pudim:


1 lata de leite condensado

2 medidas da lata de leite

3 ovos

bater no liquidificador coloque sobre a forma caramelizada, cubra a forma com papel alumínio com o lado brilhoso pra dentro e vede bem, leve ao forno médio por aproximadamente 1 e 1/2 hr.

retire deixe amornar e leve pra gelar bem, desenforme e sirva.

eu faço + uma receita de calda a parte mas não deixo tomar ponto de caramelo não.
pois o povo aqui gosta de uma caldinha viu...rsrsrs


x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x




3 ovos

1 xícara chá de leite

2 xícaras chá de açúcar

2 colheres de margarina

1/2 xícara de queijo parmesão ralado (50g)

1/2 xícara de coco ralado seco

1 colher chá de fermento em pó

10 colheres sopa de trigo (deu quase 1 xícara chá)


bater rapidamente no liquidificador acrescentando os ingredientes um a um,
coloque em forminhas de papel que devem estar dentro de forminhas de empada pra facilitar e levar para assar em forno médio pré aquecido até dourar levemente


usei forminhas de papel 0b e ainda fiz + 2 pequenas pois não coube outra forminha na assadeira, rsrsrsrs


essa já postei aqui no blog...


espero que tenham gostado...bjus